Já tive cachorro de vários tipos, raças e tamanhos. Várias personalidades também. Eles dão o maior trabalho, custam uma grana e ainda te fazem sofrer pra burro quando morrem. Mesmo assim, nunca consegui ficar sem cachorro. Eu simplesmente amo esses anjinhos de rabo que latem pra caramba. Bom, os meus latem.
Eu nunca tive vontade de treinar nenhum cachorro, sempre preferi que eles tivessem livre arbítrio para demonstrar sua verdadeira personalidade. E sempre recebi em troca muitas surpresas agradáveis. Já tive cachorro rabugento, vingativo, malandro, dengoso, implicante, preguiçoso, guloso e por aí vai.
Já fiz as maiores loucuras também. Já deixei de viajar para ver namorado, já deixei de comprar roupa para pagar o melhor veterinário, já apliquei injeção, já passei noites em claro cuidando de parto, já desmarquei compromissos para cuidar de convalescentes, já fiz até respiração boca a boca. E salvei o cachorro.
Não me importo mais de estar ficando velha e começando a falar com meus cachorros, juro para você que eles me entendem e às vezes até me respondem. Do jeito deles, é claro, mas respondem. Meus cachorros atuais têm um vocabulário de quase dez palavras. Me pedem água, pedem para passear, pedem comida, pedem para eu deixar eles em paz, pedem para fazer xixi, pedem para eu ir dormir, pedem para eu procurar o brinquedo favorito e pedem para eu ficar feliz. Toda vez que estou muito quieta e compenetrada no trabalho, eles acham que eu estou triste e me chamam para brincar. Ah, também pedem para eu não viajar. Entram na mala e juro para vocês que fazem chantagem emocional. Já tive uma cachorrinha que virou as costas para mim porque eu viajei e demorei um mês para voltar. Ela ficou sentada por quase meia hora de cara para a parede, de costas para mim, até que eu fui pegá-la e tive um longo papo com ela, pedi desculpas e expliquei que tinha sido a trabalho. Demorou alguns dias até ela me perdoar totalmente.
Por tudo isso, eis aqui uma homenagem a todos os cachorros, meus, seus, de raça, de rua, peludos, pequenos, pelados, mansos e bravos. Porque a nossa vida é muito mais alegre com um cachorro por perto.
São anjinhos brincalhões e fofinhos
Que encantam o mais duro dos corações
Todos são lindos quando filhotinhos
E para nossa casa trazem muitas emoções
Primeiro nos dão muito trabalho
Fazem xixi pela casa toda
Roem pés de mesas e sapatos
Além de exigir muita atenção
Mas se te elegem como alvo de sua amizade
Tenha certeza que irás receber
A maior demonstração de fidelidade
E ao seu lado ele ficará por toda a sua curta vida
E você o amará muito, não há dúvida
Porque amor é tudo o que eles têm para dar.
Comentários