Eu adoro vinhos, mas nunca tive vontade de fazer um curso porque tenho medo de perder a inocência e ficar pretensiosa. Tenho medo de não poder mais escolher meus vinhos pelo preço, ou de não ficar mais completamente satisfeita com qualquer vinho da casa do restaurante ou boteco que eu estiver no momento. Penso que nesse caso, ignorância é mesmo uma benção. Esses dias bebi um vinho que tinha um cheiro muito esquisito, desagradável mesmo. Até tinha um gosto bom, mas o cheiro não era nada convidativo. Eu comentei e recebi uma reprimenda, pois o vinho era caro e supostamente deveria ser maravilhoso. Pensei cá com meus botões que bem podiam ter comprado aquele vinho de vinte e cinco reais que adoro e que me deixaria muito mais satisfeita. Em qualidade e quantidade.
Não entendo nada de moda, também não tenho pretensões de entender. Já tenho o dom natural de toda mulher para escolher sempre a peça mais cara. Apenas faço um esforço para não parecer ridícula dentro de um orçamento pré-estipulado. Tampouco entendo de arte, mas me emociono facilmente com qualquer tela pendurada em um museu. Esses dias até perdi algumas horas apreciando o que na verdade era o quadro de avisos para funcionários de uma galeria. Por sorte quem estava ao meu lado era minha amiga e ela me tirou do lugar antes que eu fizesse algum comentário comprometedor. Mas bem que era muito bonita a moldura do quadro de avisos, pensei que no mínimo a galeria tinha muito bom gosto.
Do mesmo jeito, com a mesma ideologia, levo outros aspectos da minha vida. Minha única pretensão é ser feliz e fazer as pessoas ao meu redor felizes também. Não quero mudar o mundo, mas quero contribuir para melhorar pelo menos a minha célula familiar. Seja sendo simples, calma ou boa ouvinte. Não preciso ser mártir nem heroína, não quero ser supérflua, quero ser necessária, como o feijão com arroz, a banana, a melodia simples de uma canção de ninar ou o texto singelo sem pretensões de alta literatura. Não preciso ser Clarice Lispector muito menos Castro Alves. Quero apenas ser apreciada e transmitir a minha alegria.
Comentários